A Equipe do Projeto Kaapora visitou nos dias 27 e 28 de novembro de 2018 o Laboratório de Apicultura e Meliponicultura da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, seu meliponário, apiário, conheceu o campus onde são feitos experimentos em agronomia e onde fica instalada a Unidade de Beneficiamento dos Produtos das Abelhas, que mantem em cooperação com a Associação dos Apicultores do Sudoeste da Bahia – APIS. Na ocasião fomos recebidos pela professora Generosa, Coordenadora do Laboratório de Apicultura e Meliponicultura, que gentilmente nos apresentou as instalações e atendeu oferecendo informações sobre as atividades de Apicultura e Meliponicultura exercidas pela universidade e pela associação. Nos foi apresentado o meliponário da Universidade e seu planejamento para formação de Sistema Agroflorestal com ênfase em melitofilia.
Aproveitamos a visita para nos associar à APIS e estabelecer as primeiras conversas com a professora Generosa no sentido convidá-la para iniciarmos projeto de implantação de meliponários na Terra Indígena Caramuru Paraguaçu no âmbito do projeto Kaapora. A conversa foi promissora e esperamos poder estabelecer um futuro projeto com Generosa sendo convidada para a elaboração e a coordenação científica e de apoio técnico do mesmo.
O projeto Kaapora recebeu doações de mudas, estacas e sementes de plantas melitófilas da professora Generosa, e aproveitou a viagem para realizar coleta de sementes de Acacia plumosa, dentro da TI Caramuru, na região norte, Itaju do Colônia, para seu viveiro de mudas destinadas a formação de seu SAF melitófilo.
Foram adquiridos aproximadamente 40kg de mel envasado em bisnaga e balde, e 2,5kg de polén para alimentação das abelhas nativas do Meliponário Kaapora, assim como para revenda de parte do mel para angariar fundos para mais investimento no projeto. A viagem mostrou-se bastante proveitosa e formou-se um laço importante com a UESB e a APIS.