AHIAV doa mudas para o Projeto Kaapora

Hoje o Projeto Kaapora recebeu mudas de cacau da Associação Hãhãhãe Indígena de Água Vermelha – AHIAV, como mais uma colaboração desta entidade para o projeto.

A AHIAV vem desenvolvendo importante trabalho de preservação ambiental na TI Caramuru Paraguaçu, especialmente na região de Água Vermelha, onde está trabalhando pela conservação da Mata Atlântica via revitalização das roças de cacau, hoje já improdutivas pela idade e adoecimento com a vassoura de bruxa que assolou as lavouras do Sul da Bahia. Olinda Muniz Wanderley e Samuel Wanderley, coordenadores do Kaapora, foram na sede da AHIAV receber a doação em mãos de seu presidente, Fábio Titiah, e aproveitaram para conhecer a área onde estão plantando mudas de cacau atualmente. Visitaram também seu viveiro, que acabou de receber seu primeiro lote de mudas para distribuição entre indígenas Pataxó Hãhãhãe. Dona Maura Titiah, matriarca dos Baenã, doou mudas de plantas nativas , ornamentais e medicinais, e recebeu em sua casa os coordenadores do projeto.

Este slideshow necessita de JavaScript.

As mudas de cacau recebidas irão compor o atual Sistema Agroflorestal – SAF em implantação no Projeto Kaapora, e nova área experimental de plantio de cacau, também em sistema agroflorestal, cujos trabalhos serão iniciados nos próximos meses. As mudas serão transferidas dos “rocamboles” de transporte para sacos próprios para desenvolvimento, e para passarem por processo de adaptação climática, enquanto as demais atividades para desenvolvimento do SAF estão em progresso.

2 respostas para “AHIAV doa mudas para o Projeto Kaapora”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s