Hoje o Projeto Kaapora recebeu mudas de cacau da Associação Hãhãhãe Indígena de Água Vermelha – AHIAV, como mais uma colaboração desta entidade para o projeto.
A AHIAV vem desenvolvendo importante trabalho de preservação ambiental na TI Caramuru Paraguaçu, especialmente na região de Água Vermelha, onde está trabalhando pela conservação da Mata Atlântica via revitalização das roças de cacau, hoje já improdutivas pela idade e adoecimento com a vassoura de bruxa que assolou as lavouras do Sul da Bahia. Olinda Muniz Wanderley e Samuel Wanderley, coordenadores do Kaapora, foram na sede da AHIAV receber a doação em mãos de seu presidente, Fábio Titiah, e aproveitaram para conhecer a área onde estão plantando mudas de cacau atualmente. Visitaram também seu viveiro, que acabou de receber seu primeiro lote de mudas para distribuição entre indígenas Pataxó Hãhãhãe. Dona Maura Titiah, matriarca dos Baenã, doou mudas de plantas nativas , ornamentais e medicinais, e recebeu em sua casa os coordenadores do projeto.
As mudas de cacau recebidas irão compor o atual Sistema Agroflorestal – SAF em implantação no Projeto Kaapora, e nova área experimental de plantio de cacau, também em sistema agroflorestal, cujos trabalhos serão iniciados nos próximos meses. As mudas serão transferidas dos “rocamboles” de transporte para sacos próprios para desenvolvimento, e para passarem por processo de adaptação climática, enquanto as demais atividades para desenvolvimento do SAF estão em progresso.
Que legal, devagar a membros da comunidade já estão empenhadas a participar de certo modo com práticas que beneficiará a todos. Parabéns AHIAV
CurtirCurtir
Esse trabalho da AHIAV é fundamental para manter a floresta em pé, para não derrubarem e fazer pasto como está acontecendo em toda região, inclusive na terra indígena.
CurtirCurtir