O Apiário Kaapora vêm sendo reestruturado desde 2019 para receber novas turmas de apicultura. No ano passado, com apoio do apicultor Paulo do Apiário Dotone daqui de Pau Brasil/BA, relocamos o apiário para uma zona sombreada e mais acessível, a fim de propiciar maior facilidade de manejo e acesso de alunos.
Neste ano, após reabrirmos a APA Kaapora para trabalhos internos, estamos substituindo as caixas das colônias por caixas no padrão Langstroth, que é o padrão mundial para a criação de abelhas. As colônias foram adquiridas de criador que nos forneceu em caixas com padrão próprio, funcionais, porém inadequadas para aulas de apicultura e certos tipos de manejo, por isso estão sendo substituídas.
Em 2021 esperamos poder reabrir a APA Kaapora para visitação, e formarmos nossa primeira turma própria de apicultura básica, financiada e administrada pelo Projeto Kaapora. Nosso apiário já foi utilizado mais de uma vez para cursos de apicultura, porém sempre em parceria com outras instituições. Iremos manter nossas parcerias e estamos abertos para novas, porém, também ofereceremos nossos próprios cursos para beneficiar comunidades indígenas e a população dos municípios próximos.
Se interessa por nosso trabalho? Entre em contato conosco!
Gosta de nossos projetos e quer nos apoiar? Verifique nossa campanha de apoio emergencial da pandemia de COVID 19 ou nossas campanhas permanentes de apoio ao Projeto Kaapora.