O projeto Kaapora está recebendo a tão esperada extensão de rede para poder atender às diversas atividades que necessitam de eletricidade. Foram quatro longos anos aguardando pela rede. Ao longo deste tempo, o projeto vinha dependendo de gerador para atividades mais básicas, como bombeamento emergencial de água, mas nunca pode implantar sistemas definitivo de distribuição de água, e outros sistemas importantes para o funcionamento do projeto, como video monitoramento para observação e resistro de espécies animais que estão retornando à área e vigilância contra caça ilegal, iluminação para atividades noturnas (respeitando a fauna local evitando poluição luminosa), além de necessidades mais básicas como ligar geladeira e outros equipamentos importantes para o dia a dia, como sistema para internet. O projeto vinha tendo muita dificuldade com a seca por causa da irrigação que tinha que ser feita com balde de água pela impossibilidade de manter bombas funcionando.
Essa rede elétrica irá proporcionar expansão das atividades e intensificação das que já estão em andamento. Poderão ser instalados sistemas de irrigação para produção de mudas, por exemplo, máquinas para triturar matéria vegetal para produzir substrato, dentre m,uitos outros.
No início de 2019 solicitamos a extensão de rede e ligação da unidade consumidora pela Coelba. Com os meses passando, conversamos com Som Santana, membro da comunidade indígena, para dar uma força ao projeto para conseguir a extensão de rede. Em outubro deste mesmo ano, Som visitou o projeto com o engenheiro Marcos Marton da Secretaria de Infraestrutura da Bahia para conhecer o projeto e ver a necessidade de implantação da extensão de rede. No início de 2020 o projeto de rede foi aprovado, mas só veio a ser iniciado no início de janero deste ano, com a chegada dos postes. Finalmente, agora no início deste mês de fevereiro a equipe de instalação veio ao Projeto Kaapora e inciou a instalação da rede, deixando ela praticamente concluída, restando somente a instalação do último poste e a conexão com a rede de distribuição. Com a visita do supervisor da empresa responsável pela obra, questionamos em relação à conclusão da obra e nos foi prometido que nos próximos dias será finalmente concluída.
Agradecemos aqui a Som Santana, Marcos Marton e Jerry Matalawê pelo importante apoio que deram para que o projeto fosse adiante, e especialmente à equipe de técnicos constituída por Gabriel Cardoso, “Sapo” Junior, Edson Júnior, Luan Douglas, Adilton Santos e Manuel, o operador da retro escavadeira, que vem realizando a instalação da rede com boa vontade e competência, tomando cuidado com o fato da instalação estar se dando em área de preservação e com demonstração de interesse pelo trabalho de conservação e restauração da Mata Atlântica desenvolvido pelo Projeto Kaapora.





