Inicial

ATUALIZAÇÃO 12/12/2020 – Comunicado COVID 19

Comunicamos que as atividades do Projeto Kaapora e as atividades de visitação técnica e de parceiros em projetos foram retomadas com as devidas recauções para evitar contaminação pelo novo coronavírus.

As visitações para o público em geral, contudo, ainda aguardam preparação da área para receber visitantes, e a determinação das regras de permanência e convívio. 


O Projeto Kaapora necessita de sua ajuda, assista ao vídeo abaixo sobre nossa campanha emergencial de 2020 e acesse a nossa VAKINHA VIRTUAL CLICANDO AQUI.

Ou

Doar para o Projeto Kaapora

 


O Kaapora é entidade da floresta, protetor dos animais e das plantas. Se diz que pune os caçadores que matam por perversidade ou prazer, ou mesmo sem necessidade alimentar, pune os que danificam as plantas, protege a floresta. Entre os Pataxó Hãhãhãe esta entidade é conhecida por seu nome tupi Kaapora, mas é mais comumente chamado de Caipora, ou Mãe da Mata, Pai da Mata, Vovozinha. O projeto Kaapora adotou este nome, que em Tupi significa habitante das matas, em razão desta entidade representar os ideais do projeto em cuidado e proteção da natureza, além do resgate da tradição indígena com seu cuidado pela Terra e sua ligação espiritual com a mesma.


Equilíbrio, filme da cineasta Olinda Wanderley, foi gravado na APA Kaapora, e está disponível aqui em nosso website. 

“Equilíbrio foi feito como um segundo filme que trata das questões ambientais, falando através da entidade Kaapora para produzir o argumento e discurso dos filmes. O primeiro, Kaapora O Chamado das Matas, aborda a questão ambiental e espiritual da entidade, sua relação com as matas e as pessoas, enquanto que Equilíbrio foca na problemática ambiental e como a civilização tem usado do planeta de forma hostil e desarmônica. Equilíbrio é um alerta do espírito das matas para a humanidade, foi gravado na APA Kaapora. Equilíbrio faz parte do Projeto Um Outro Céu, que reúne obras de artistas indígenas.”

Assista em tela cheia. 

English subtitles available

Nos visite, teremos prazer em te conhecer.