Recuperação Ambiental

A Recuperação Ambiental na zona do Kaapora está sendo feito por plantio de mudas de árvores nativas em zona de Recuperação de Área Degradada, e área destinada a formação de SAFs (sistema agroflorestal), envolvendo também o plantio de nativas.

As ações de reflorestamento do projeto Kaapora estão se iniciando dentro da própria área do projeto, porém não se limitará a esta. A intenção é tornar esta ação uma prática por todo o território indígena, procurando parceiros que se interessem e se disponham a levar adiante esse ideal de restabelecer um ambiente sadio e equilibrado, com zonas florestais reconstituídas para o trabalho conjunto de preservação das florestas inda existentes se fortalecer com aumento de superfície das matas na TI.

Inicialmente o Kaapora está reflorestando uma área de aproximadamente 4ha, a Recuperação de Área Degradada do Córrego Verde etapa 1 (RAD Córrego Verde etapa 1), cujos limites já se encontram cercados pelo próprio projeto. A pretensão é recuperar a vegetação nativa ao longo de toda a extensão do Córrego Verde que se encontra nos limites da TI Caramuru Paraguaçu, a iniciar por estes 4ha, nesta primeira etapa, seguindo curso acima do rio até sua nascente, e continuando abaixo até a fronteira da TI Caramuru com as fazendas visinhas.

Também se encontra em processo de reflorestamento, este por abandono da área para restabelecimento espontâneo da mata, duas áreas adjacentes a mata nativa existente na zona do projeto, e que foi decretada como área inicial da Área de Proteção Ambiental (APA Kaapora) pela Comunidade Indígena.

Construção das cercas

Este slideshow necessita de JavaScript.

Ainda não temos viveiro, então as mudas que usamos são adquiridas por compra, doação ou produzidas artesanalmente por nós mesmos.

Preparo e plantio de mudas de árvores

Este slideshow necessita de JavaScript.