Rios

O kaapora é cortado por 250m do córrego verde, que se encontra totalmente degradado e assoreado. Esse trecho do rio já se encontra cercado, e animais de criação não mais o acessam.

IMG_0535
Córrego Verde em 2019 no período de estiagem.

Inicialmente o Kaapora está reflorestando esta área de aproximadamente 4ha, a Recuperação de Área Degradada do Córrego Verde etapa 1 (RAD Córrego Verde etapa 1), cujos limites já se encontram cercados pelo próprio projeto. A pretensão é recuperar a vegetação nativa ao longo de toda a extensão do Córrego Verde que se encontra nos limites da TI Caramuru Paraguaçu, a iniciar por estes 4ha, nesta primeira etapa, seguindo curso acima do rio até sua nascente, e continuando abaixo até a fronteira da TI Caramuru com as fazendas vizinhas.

Também cortam a área do Kaapora alguns riachos temporários, inclusive na zona de ressurgimento espontâneo da mata, também já isolada por cercas.

O projeto buscará também, futuramente, dar continuidade as ações de proteção de margens e nascentes em outras localidades, conforme seu desenvolvimento e parcerias assim o permitam.